sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dicas #

Outras dicas para uma cozinha biológica

  • Lave sempre as suas frutas e vegetais. Mesmo que sejam biológicos, isso não implica que não tenham resíduos de pesticidas, provenientes, por exemplo, dos animais que pastam nos mesmos campos ou próximo desses. Nada implica que a agricultura biológica possa ser afectada por químicos sintéticos vindos dos campos vizinhos, através do ar ou da água dos subsolos.
  • Outro bom motivo para apostar na alimentação biológica? Se tiver filhos pequenos. Porque estão em pleno crescimento, os bebés e as crianças são, por um lado, mais vulneráveis às toxinas presentes nos produtos convencionais; e por outro, necessitam de alimentos mais ricos em minerais e vitaminas. A alimentação biológica responde a ambas as questões, na perfeição.
  • Consuma as frutas e os vegetais apenas nas suas próprias épocas, ou seja, esqueça os morangos no Inverno ou as laranjas no Verão. Fora de época são mais caros, menos saborosos e menos nutritivos. Não vale mesmo a pena!
  • Prefira os produtos portugueses ou aqueles cultivados ou produzidos o mais próximo possível do nosso país. Se puder, compre directamente do agricultor: faça alguma pesquisa, pergunte à família e aos amigos e vai ver como depressa encontra onde comprar produtos sempre frescos e provavelmente mais baratos. Em simultâneo, vai estar a reduzir os impactos ambientais que advêm da necessidade de embalar e transportar esses mesmos produtos.
  • Se tiver um espaço adequado, algum tempo e paciência, porque não criar uma pequena horta para si e para a sua família? Os benefícios físicos e psicológicos serão mais que muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário